8 SBEA realizará plantio de mudas para compensação de CO2 emitido

A oitava edição do Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental – SBEA trouxe como diferencial a preocupação em compensar os impactos gerados durante os cinco dias de realização do evento. Por isso foi idealizado pelos organizadores do mesmo a elaboração deste Inventário de Gases de Efeito Estufa, o qual teve como objetivo identificar as principais fontes e quantificar as emissões atmosféricas, de forma a compensá-las e estabelecer estratégias para a redução em eventos futuros. Desta forma, os organizadores do evento reconheceram suas responsabilidades frente às questões ambientais, mais especificamente no contexto das Mudanças Climáticas.


Será realizado amanhã (27/10) as 09:30, no bairro Tatuquara, o início do plantio das 320 mudas de árvores nativas, para compensação de CO2 emitido durante as atividades do 8 SBEA. O local do plantio foi indicado pela Secretária Municipal de Meio Ambiente de Curitiba e as mudas foram obtidas do viveiro do Instituto Ambiental do Paraná – IAP.

 O Inventário de Gases de Efeito Estufa do SBEA foi elaborado pela empresa Sinergia Engenharia de Meio Ambiente e a engenheira ambiental Giovana Christo.  Para a elaboração do Inventário foi utilizada a Ferramenta GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol Initiative - Iniciativa do Protocolo de Gases do Efeito Estufa). Esta ferramenta foi adaptada em 2008 para a realidade brasileira e é compatível com a Norma ISO 14.064 de Mudanças Climáticas e com as metodologias do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).