Histórico SBEA

Histórico do Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental - SBEA O SBEA – Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental – nasceu na cidade de Itajaí, em 2002, através da iniciativa de docentes e alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Vale do Itajaí. Seu objetivo consistia em estabelecer um evento que congregasse alunos de graduação e profissionais da área, facilitando a troca de experiências e a consolidação da profissão. Paralelamente, também desde 2002, o Fórum de Coordenadores de Cursos de Engenharia Ambiental veio se reunindo para discutir assuntos relacionados ao ensino e ao exercício desta profissão.

Dentre os temas abordados nestas reuniões constam questões referentes ao perfil profissional, matriz curricular, avaliação e reconhecimento de cursos, sistema de avaliação de cursos, Sistema CONFEA/CREA, amadurecimento da profissão e consolidação do mercado de trabalho e, principalmente, a necessidade de organização da classe. Nesse sentido, como resultado destes esforços foi criada oficialmente, em 20 de maio de 2005, durante a sétima reunião do Fórum de Coordenadores, a Associação Brasileira de Engenharia Ambiental – ASBEA, entidade responsável pela organização dos SBEAs. Posteriormente, em 02 de maio de 2012, a ASBEA tornou-se ANEAM – Associação Nacional de Engenheiros Ambientais.

Portanto, a partir desta edição o SBEA passar a ser um evento sob responsabilidade da ANEAM. Neste ano de 2015, em sua oitava edição o SBEA será promovido, pela primeira vez por duas entidades de classe – APEAM (Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais) e ANEAM (Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais) – com o apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O simpósio apresenta como objetivo principal promover a discussão de temas centrais e assuntos atuais relacionados com a área de Engenharia Ambiental, tais Abastecimento de Água e Energia, Saneamento Básico, Licenciamento Ambiental, Gestão Ambiental, Resíduos Sólidos, Monitoramento Ambiental, Modelagem Ambiental, entre outros tantos. Seguindo a tradição do SBEA, o Fórum de Coordenadores de Cursos de Engenharia Ambiental tratará de assuntos relacionados a grades curriculares, problemas de reconhecimento de cursos, etc. Para tratar de assuntos relacionados a desafios e dificuldades que os Engenheiros Ambientais encontram no exercício da profissão será realizado o I Fórum de Engenheiros Ambientais.

Obviamente não faltam exemplos de reconhecimento e sucesso que devem ser compartilhados com os participantes do evento com uma indicação de que o caminho que está sendo trilhado é este. É nesse contexto que a APEAM e a ANEAM propõem a realização do VIII SBEA.