string VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental

Programação

Quadro de programação:






 * A carga horária do VIII SBEA será de 28 horas sem contar os minicursos pois necessitam de inscrição individual.

As Atividades Técnico-científicas do VIII SBEA:

A Engenharia Ambiental será amplamente discutida ao longo da programação do VIII SBEA, tanto em seus aspectos específicos como aplicados, propiciando a atualização e difusão entre os participantes do evento do estado da arte deste domínio do conhecimento, independentemente do seu país de origem e do nível de desenvolvimento técnico-científico do mesmo. O evento contará com a participação de especialistas ligados às instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, além de profissionais ligados a órgãos ambientais e setoriais, à iniciativa privada e Organização Não-Governamentais - ONG's.

O VIII SBEA terá uma programação técnico-científica extremamente variada, que será composta por 4 atividades:

Palestras – Esta modalidade irá propiciar aos congressistas o conhecimento sobre novas metodologias e técnicas de pesquisa e as nuances e recentes alterações das políticas nacionais e internacionais neste domínio do conhecimento. Participarão das Palestras renomados pesquisadores e autoridades governamentais brasileiras e de outros países, especialmente convidados pela organização em razão do tema a ser enfocado em cada caso.
Para maiores informações sobre as palestras e os palestrantes, favor verificar o arquivo em anexo: PALESTRAS

Mesas-redondas – Esta modalidade irá discutir os mais recentes resultados de pesquisas em andamento e recém-concluídas em temas de interesse coletivo, as políticas para o setor e, ainda, os avanços no conhecimento que se espera alcançar nos próximos anos. Participarão das Mesas-redondas, como expositores e debatedores, renomados pesquisadores brasileiros e de outros países, especialmente convidados pela organização em razão do tema abordado em cada caso.
Para maiores informações sobre os mesas redondas confirmadas e os mediadores, favor verificar o arquivo em anexo: MESAS REDONDAS

Minicursos – Esta modalidade inclui cursos curtos de caráter geral e irá atender aos congressistas interessados em adquirir conhecimentos em temas da engenharia ambiental. Os Mini-cursos serão ministrados por profissionais qualificados com relação ao tema proposto. Os minicursos terão a previsão de duração de 4(quatro) horas e acontecerão durante a programação do VIII SBEA.
Para maiores informações sobre os minicursos e ementas, favor verificar o arquivo em anexo: MINICURSOS
Para verificar o resumo dos currículos dos palestrantes de minicurso,favor verificar o arquivo em anexo: ARQUIVO

Visitas técnicas – esta modalidade visa aprimorar os conhecimentos recebidos e aplicados na prática em diversos setores e áreas da Engenharia Ambiental.

Para maiores informações sobre as visitas confirmadas, favor verificar o arquivo em anexo: VISITAS

Trabalhos Técnico-Científicos – Esta modalidade irá propiciar aos pesquisadores e profissionais vinculados aos setores público e privado, assim como ao terceiro setor, exporem os resultados de suas pesquisas e trabalhos técnicos, divulgando entre os congressistas os mais recentes avanços neste domínio do conhecimento. As apresentações dos Trabalhos Técnico-Científicos serão de forma oral ou através de painéis (pôsteres), a critério da organização. A participação nesta modalidade é aberta a todos os profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos com a temática do evento.

Os autores dos trabalhos técnico-científicos com interesse em apresentá-los sob a forma oral deverão propor esse interesse quando da submissão do trabalho. Os trabalhos submetidos para apresentação de forma oral e não selecionadas para este formato serão apresentados através de painéis.

 
Os trabalhos serão agrupados nas seguintes áreas de atuação:

1.    Gestão Ambiental;
2.    Licenciamento Ambiental;
3.    Áreas Degradadas e contaminadas;
4.    Recursos Hídricos;
5.    Qualidade do ar;
6.    Energia;
7.    Solos;
8.    Engenharia Ambiental na Indústria;
9.    Mudanças Climáticas;
10.    Água, Esgoto e Drenagem;
11.    Resíduos Sólidos;
12.    Monitoramento Ambiental;
13.    Modelagem Matemática Ambiental;
14.    Educação Ambiental;
15.    Planejamento e Ordenamento Ambiental.
Arquivos para Download: